quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Jogar vídeo game faz bem

Os games sempre foram taxados como uma coisa não muito positiva, alguns que jogam muito e são taxados como sedentários, e os jogos violentos que tem bastante fama por jogadores de todas as idades.

Realmente existe tudo isso, mas tudo em excesso faz mal, mas será que só tem os lados negativos?

Estudos com obesos apontam uma grande interferência de atividades sedentárias no seu dia-a-dia como, por exemplo, assistir televisões, jogar videogames, entre outros. Sentados e entediados, usam a desculpa de, todas as vezes que forem assistir televisão ou jogar, levam alguma guloseima para comer, tornando-se um vício. Este é um ponto negativo em bastante evidência.

Porém, de acordo com o estudo do Prof. Dr. Emílio Takase, da Universidade Federal de Santa Catarina, mostra que os videogames são eficazes, quando supervisionados, em inúmeros fatores, pois melhoram a cognição (que é o processamento de informações), concentração, atenção visual, habilidades de movimentos finos (mais delicados), habilidades emocionais, criatividade, entre outros.




O cérebro sofre mudanças neuronais progressivas nas terminações nervosas, quanto mais estimulados com exercícios cognitivos, enquanto a estrutura músculo-esquelética tem a capacidade de manter eutrófica (normal). Desta forma, temos que equilibrar atividades FÍSICAS (importantes para o condicionamento físico, interação social e torna o indivíduo ativo) e MENTAIS. Sempre, em conjunto, conseguirão resultados adequados no que diz respeito à manutenção da QUALIDADE DE VIDA e SAÚDE!

O videogame e dispositivos móveis tem um leque de jogos para estimular raciocínio, concentração e pensamento rápido. É claro, que precisa ser utilizado de forma BALANCEADA, com acompanhamento de um adulto e que não se torne um vício por repetição. Que seja apenas um meio de estimular a memória, de brincar, de aprender e de trazer o seu lado positivo.

Agora, falando em EXERCÍCIOS nos videogames (Nintendo Wii, Playstation, etc), para toda pessoa sedentária, sair da inatividade já é um lucro. Só que se faz necessário o cuidado com a forma de realização dos movimentos. Alguns movimentos inadequados quando repetidos podem causar lesões por esforço de repetição com danos futuros.


Sabendo disso não tem como dizer que só faz mal, tudo na vida tem que ser usufruído de maneira controlável e não causar problemas na vida pessoal, e bora jogar mesmo =)

Fonte: Kilorias

0 comentários:

Postar um comentário